top of page
  • Foto do escritorTime Coinsure

Devo contratar um E&O ou um D&O?



Essa é uma pergunta muito frequente entre os clientes, principalmente quando falamos das pequenas e médias empresas. Inúmeras vezes nos deparamos com clientes que nos procuram querendo um D&O mas a sua real necessidade é um E&O. Por isso, decidimos fazer um post apenas para esclarecer de uma vez por toda essa confusão.


O D&O (Responsabilidade Civil de Administradores) é um produto que protege os administradores, diretores e outras pessoas responsáveis pela gestão de uma empresa - chamados também de Segurados. Ele ampara essas pessoas em diversos tipos de temas, entre eles, questões tributárias, trabalhistas, falimentares e ambientais, além de outros. Muitas apólices de D&O, possuem uma cobertura chamada E&O (Responsabilidade Civil Profissional). Essa cobertura protege os Segurados se eles forem responsabilizados por uma falha na prestação de serviços da empresa exclusivamente se houver a desconsideração da personalidade jurídica. Sabemos que esse evento é mais difícil de ocorrer. Ressaltamos ainda que, no D&O apenas estão cobertos as pessoas físicas.


Já o E&O é um produto que protege a empresa e os profissionais técnicos se eles forem reclamados exclusivamente em função de uma falha em sua atuação profissional, prejudicando assim um cliente. Um exemplo clássico é um Hospital que acidentalmente prejudica um paciente internado ao medicar de forma errada.


Dessa forma, se o seu principal risco é a possibilidade de falhar contra um grande cliente, então o seguro ideal para você seria o E&O, uma vez que ele ampara tanto a Empresa e os profissionais técnicos em relação a uma falha profissional. Claro que um D&O também tem relevância uma vez toda e qualquer empresa sempre está suscetível a outros tipos de riscos. Mas muitas vezes, o orçamento para seguros não é grande e nesse caso é importante contratar uma solução para o risco mais latente.


Esperamos ter ajudado, qualquer dúvida, é só nos enviar um WhatsApp (11) 94378-6364.


Até a semana que vem!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page