top of page
  • Foto do escritorTime Coinsure

Os Seguros de Responsabilidade Civil de forma simples.




Muitas pessoas se confundem quando o assunto são os seguros de responsabilidade civil. Isso porque essa categoria é muito ampla e engloba uma série de coberturas e proteções. Dessa forma, iremos dividir esses seguros para que você tenha esse assunto mais claro na sua cabeça e também para que você consiga gerenciar melhor o risco do seu negócio!


Como o próprio nome diz, esse seguro serve para reparar um dano que o segurado causou a uma outra empresa ou pessoa. Dessa forma, o objetivo nunca será amparar o dano que a própria empresa sofreu.


Outra coisa que é importante falar é que todas as empresas deveriam contratar um seguro de responsabilidade civil. Isso porque sempre existe a possibilidade da sua empresa causar um dano a uma outra empresa, a uma pessoa e até aos seus próprios empregados. Desde uma padaria de bairro até uma empresa multinacional do setor de alimentos.


Sempre recomendamos que você leia as condições gerais do seguro que irá contratar, pois pode haver muitas variações de cobertura. Nesse post, iremos tratar o assunto de uma forma genérica.


Então vamos lá!


Responsabilidade Civil da Minha Operação (RC Geral ou Operações).


Esse tipo de seguro protege uma empresa se a atividade dela causar um dano a um terceiro. Imagine um restaurante de shopping que sofre um incêndio grande em sua cozinha. A fumaça se espalha pelo andar do shopping danificando todo o estoque das lojas vizinhas. Se o restaurante tiver um seguro RC Operações, é possível que o prejuízo dessas lojas vizinhas estejam amparadas nesse seguro. Um outro exemplo, é um escritório que possui um vazamento gerando um prejuízo para a empresa do andar debaixo. Muito importante dizer que esse seguro cobre os fatos que ocorreram dentro da propriedade da empresa!


Muitas apólices de seguro patrimonial possui uma cobertura adicional de RC Operações. Nesse caso, é válido entender o que essa cobertura adicional abrange pois muitas vezes nem é necessário contratar uma apólice específica de RC Operações.


Responsabilidade Civil de Prestação de Serviços em Locais de Terceiros.


Como o próprio nome diz, esse tipo de seguro serve para as empresas que prestam serviços nos locais dos clientes. Empresas de manutenção, limpeza entre outras podem contratar esse tipo de seguro. É possível que algumas coberturas cubram um equipamento do cliente roubado pelo empregado do segurado. Um exemplo clássico desse seguro, é um porteiro terceirizado que fecha o portão da garagem em cima de um carro que está entrando na garagem! Se a empresa que emprega o porteiro tiver esse seguro, pode ter cobertura para reparar o prejuízo sofrido pelo carro.


Responsabilidade Civil de o Empregador.


Isso mesmo, esse seguro cobre a Responsabilidade Civil da empresa perante aos seus funcionários. Tenha como exemplo um supermercado que possui uma empilhadeira para estocar os produtos. Em um determinado dia, o gerente do estoque sofre um acidente ao manusear a empilhadeira ficando invalido. Nesse cenário, é possível que essa cobertura ajude a empresa a indenizar esse colaborador que se machucou durante o período de trabalho. É importante lembrar que o seguro ampara morte e invalidez. Outro ponto importante, é que essa cobertura geralmente é comercializada com um outro seguro de Responsabilidade Civil e é muito difícil contratá-la sozinha.


Responsabilidade Civil Garagista.


Pois é, essa é uma das principais dúvidas dos consumidores. Mas é isso mesmo, caso sua empresa possua um estacionamento no qual terceiros podem parar o carro, é necessário contratar esse seguro ou essa cobertura adicional para amparar danos causados a esses carros de terceiros.


Responsabilidade Civil de Produtos.


Essa também é fácil e ampara as empresas que vendem produtos para o mercado. Caso esses produtos gerem prejuízos a terceiros por um defeito de fabricação, pode haver amparo para a empresa fabricante. Um exemplo é uma empresa que produz e vende panela de pressão. Imagine que um lote dessas panelas possua um defeito e gere um dano nas cozinhas dos consumidores. Tal prejuízo poderia estar amparado.


Uma coisa que vale a pena citar é que esse tipo de seguro possui uma cobertura chamada Recall. Isso mesmo, os custos de um eventual Recall podem estar amparados!


Responsabilidade Civil Profissional ou E&O.


Também chamado de E&O, o objetivo desse seguro é proteger empresas que prestam serviços "intelectuais"a terceiros. Como exemplo temos escritórios de advocacia, hospitais e clinicas, contadores, engenheiros e arquitetos, corretoras de seguros, empresas de tecnologia entre outras profissões. Se essas empresas vierem a falhar com o seu cliente gerando um prejuízo ao mesmo, esse seguro pode amparar esse prejuízo! Um exemplo, é um escritório de advocacia que perde um prazo impossibilitando que o seu cliente entre com um recurso que poderia ter sucesso.


Responsabilidade Civil Ambiental.


Muito importante nos dias de hoje, as empresas que podem gerar um impacto ambiental deveriam se preocupar em ter esse seguro contratado. Além dos prejuízos sofridos por terceiros, pode haver uma cobertura adicional que ajuda o segurado a limpar o meio ambiente impactado. Imagine uma industria que polui um rio afetando a pesca de uma cidade da região. Além de reparar o prejuízo dos pescadores (que deixaram de vender), será necessário despoluir esse rio. Ambos os custos podem estar amparados nesse seguro.


Responsabilidade Civil de Diretores e Administradores ou D&O.


Esse é o seguro que protege os diretores e administradores de empresas. Essas pessoas possuem um risco gestão por representarem as decisões de uma empresa. Dessa forma, se esses Diretores e Administradores forem acionados na pessoa física por um "ato empresarial" poderá haver cobertura através do D&O. Separamos um conteúdo completo sobre esse seguro, é só clicar aqui!


Responsabilidade Civil de Transportadores.


Esse seguro protege os Transportadores que gerarem um dano a carga transportada. Ele é um seguro obrigatório para todos as empresas que desejam prestar serviço de transporte e no Brasil e o mais comum é o RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga). Vale lembrar que nem todos os riscos estão cobertos e também há seguro de responsabilidade civil para outros modais!


Responsabilidade Civil de Ataques Cibernéticos.


Esse seguro é válido para todas as empresas que administram ou mexem com dados de terceiros! Ou seja, todas. Apesar da cobertura amparar custos que a próprio segurado sofra com o vazamento de dados (custo de peritos forenses, por exemplo), a apólice ampara eventuais reclamações de terceiros que tiveram os seus dados vazados. O seguro também cobre os advogados que a empresa irá precisar para defendê-la de uma reclamação de terceiros.


Responsabilidade Civil de Obras.


Também como o próprio nome diz, esse seguro ampara o dono da obra que infelizmente causou um dano a um vizinho, comercial ou residencial. Nesse tipo de cobertura, é sempre importante informar o período da obra assim como a natureza da mesma. Recomendamos que você peça essas informações para o engenheiro responsável.


Por hoje é só! Caso tenha alguma dúvida, é só nos acionar através do Whatsapp.

Whatsapp: (11) 94378-6364 ou no e-mail oi@coinsure.com.br.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page